Sessão:

NOSSO PROJETO

Como foi o seu café da manhã hoje?

Apesar de rotineiro, esse momento carrega uma pequena autonomia comum para uns, mas um grande obstáculo para o deficiente visual. Ele se depara com sua independência e experiência apagadas, e suas necessidades nem sempre são vistas.

A Lampe carrega essa responsabilidade: ser um projeto de embalagens de produtos matinais inclusivo por meio de códigos de reconhecimento sensoriais.

Nossa missão

Assim, a Lampe surge da necessidade de trazer esse tema à luz. E acreditamos que ele merece ser revisto tanto pela ótica social, quanto literal. Somos como uma lanterna que guia o caminho em meio ao breu, buscando ser nítida e fácil para elevar a experiência do usuário.

Nossa missão é entregar um café da manhã acessível a todos, independentemente do nível de visão.

O problema

As dificuldades de um deficiente visual começam logo ao acordar. Portanto, solucionar a ausência de informações importantes e adaptar as embalagens de produtos que fazem parte do café da manhã sempre nos pareceu um ótimo ponto de partida.

Boa parte dos produtos não utilizam o Braille em suas embalagens e os que utilizam incluem apenas informações primárias, como nome e tipo de produto. Além disso, nem todos os portadores de alguma deficiência visual são alfabetizados em Braille.

As principais dificuldades do usuário.

Agora, imagine: como saber se estamos levando um café clássico ou extra forte, apenas pelo cheiro? E que tal tentar descobrir o nível de gordura de um leite, se todos possuem o mesmo peso? Ou ainda, servir um copo de suco, imaginando estar segurando uma embalagem de leite.

Depois de algumas entrevistas com deficientes visuais, notamos que não é somente a falta de informações nos rótulos a causadora das dificuldades, mas também a abertura, manuseio, dosagem correta dos produtos e a dependência que tudo isso gera. Essa experiência precisa ser sensorial e entregar autonomia ao usuário.

As principais dificuldades do usuário.

Agora, imagine: como saber se estamos levando um café clássico ou extra forte, apenas pelo cheiro? E que tal tentar descobrir o nível de gordura de um leite, se todos possuem o mesmo peso? Ou ainda, servir um copo de suco, imaginando estar segurando uma embalagem de leite.

Forma, textura, material, cheiro, peso e até mesmo o Braille são maneiras de tentar contornar essas situações, mas, em diversas embalagens, são precárias.

Depois de algumas entrevistas com deficientes visuais, notamos que não é somente a falta de informações nos rótulos a causadora das dificuldades, mas também a abertura, manuseio, dosagem correta dos produtos e a dependência que tudo isso gera. Essa experiência precisa ser sensorial e entregar autonomia ao usuário.

Uma experiência horizontal, sem distinção e acessível a todos. Porque a única distinção que viria a ser permitida nesse projeto é a distinção de embalagens.

Infográfico

Segundo a Fundação Dorina Nowill para Cegos, a deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. Podendo variar o nível de acuidade visual, o que determina dois grupos de deficiência:

O motivo e as bases

O foco principal do projeto foi criar um produto que oferecesse equidade entre a população com e sem deficiência visual, pois sua essência é inclusiva. Sendo assim, o sistema implantado nas embalagens foi pensado para ambos os públicos.

Afinal, o projeto deixaria de ser inclusivo e se tornaria exclusivo, caso fosse pensado apenas para atender deficientes visuais.

Conceitos

Equidade

De uso comum e acessível a todos os níveis de visão.

Nitidez

Se torna algo cada vez mais claro e fácil de compreender.

Sinestesia

Experiência guiada pelo sensorial. Sensorial guiado pela independência.

Brand Driver

O que você faz ao acordar todas as manhãs? Quais são seus objetivos e rotas de hoje?! Não importa quais sejam os desafios, eles não precisam começar pelo café da manhã.

A Lampe acredita que esse momento do dia deve ser acessível a todos, independentemente do nível de visão; e convida você a tatear, sentir e experimentar uma forma de rever.

Essa é a Lampe:

como o acender de uma lanterna, cada vez mais fácil de ver.

Protótipos

Os primeiros experimentos de prototipação são iniciados

A proposta de identidade foi fechada e manualmente, os acabamentos gráficos das embalagens foram simulados, usando reglete para o Braille, clichês de madeira para os relevos e vinil adesivo para o verniz localizado de alto relevo.

Embalagens finalizadas. É chegada a hora dos usuários realizarem os primeiros testes para validar seu funcionamento.

Quando tudo parecia estar certo...

Bom… parece que algumas coisas precisavam ser corrigidas.

Dando alguns passos atrás

O projeto ainda pedia por melhorias, principalmente na embalagem do café, pois logo no primeiro teste a voluntária acabou derrubando a embalagem e os sachês se espalharam pelo chão, dificultando ainda mais o consumo.

A embalagem poderia piorar a experiência do deficiente visual. Então, considerando todos esses pontos, ela foi totalmente reformulada.

Novas versões foram desenhadas e um novo modelo veio à luz:

As melhorias

Embalagem mais sustentável, com mais conteúdo e menos material utilizado

Faca única, sem anexos. Ou seja, mais viável para ser produzida industrialmente

Sachês maiores e mais legíveis

Abertura da embalagem facilitada, bastando rasgar um picote para ter acesso ao sachê

E talvez, o maior acerto: proporcionar ao usuário a possibilidade de errar

Diferente da embalagem anterior, que possuía uma gaveta de sachês, a nova conta com um sistema de escotilha desenvolvido para o projeto e garante que mesmo que com a queda da embalagem os sachês continuem em suas devidas posições, prontos para retirada.

Linha do tempo

Nova

Identidade visual

A identidade foi aprimorada e chegamos à versão final dela.

Ela é geométrica e guiada por linhas e chanfros. Eles aparecem no formato das embalagens, passando pelos pictogramas, e ganhando seu melhor significado nos sistemas de localização para o usuário.

Pictogramas

Tipografia

A família tipográfica escolhida é a Sauce Grotesk™. Legível, sóbria, com detalhes mais suaves e uma sensação de fluidez que garante a clareza da mensagem.

ABCDFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
abcdefghijklmnopqrstuvwxyz
0123456789
[email protected]#$%¨&*( )_+-[ ]{ }?;:,.<>“

Logotipo

A linha dá forma a uma lanterna, o chanfro está em seu feixe de luz e juntos iluminam o logotipo “lampe” — “luminária” na França, onde o Braille surgiu.

Do ponto inicial do Braille ao ponto final do logotipo, a Lampe torna tudo mais claro, assim como o acender de uma lanterna.

E, fechando a bateria de melhorias, as embalagens receberam os ajustes finais em suas principais e mais importantes características:

Os sistemas desenvolvidos para o reconhecimento das informações.

Usabilidade

Informação em Áudio

Ouça um trecho da informação em áudio

Facas e layouts

Com os feedbacks iniciais, as embalagens ganharam vários aprimoramentos.

Agora as facas, layouts, identidade e sistemas de reconhecimento estavam fechados e prontos para impressão industrial.

Mas antes, fizemos a última rodada de testes com todos aqueles que motivaram este projeto.

Fizemos a aposta final.

Processo gráfico

A validação industrial do projeto e a prova de que ele é possível

Embalagens finalizadas

Conclusão

A Lampe não é apenas a marca de um projeto sobre acessibilidade. Também não é apenas um conjunto de embalagens para todos os níveis de visão. Somos tudo isso, mas não só isso.

Para nós é algo maior e mais importante do que apenas um projeto para deficientes visuais. É a vontade de utilizar as ferramentas que estão ao nosso alcance, para diminuir as dificuldades das pessoas que não tem essas ferramentas ao alcance delas. Esse é o nosso jeito de entregar para você a experiência que gostaríamos para nós.

Foi um desafio cheio de tentativas, erros, mais algumas tentativas e acertos e esperamos que esse projeto possa iluminar o caminho para que outras instituições também se juntem à causa. É o nosso convite a refletir e rever alguns temas. Rever com olhar humano, social e econômico. Rever com olhar do Design.

Um projeto de design de embalagens que rompe os limites de leitura, deixando embalagens de café e leite mais inclusivas para todos os tipos de visão.

E-mail para contato:

E-mail para contato:

E-mail para contato: